quinta-feira, 23 de setembro de 2010

AUTODESCOBRIMENTO –PALESTRA  04

1 – CONHECIMENTO INTERNO

- O mais importante não é o conhecimento externo, mas o conhecimento interno

- Nós podemos conhecer todos os livros Espíritas e outros livros, mas se não tivermos o conhecimento
Interior, todo esse conhecimento não nos traz transformação

- Nós todos sabemos das nossas próprias dores, podemos ser mestres de nós mesmos, entretanto preci-
samos sintonizar essa Luz

- No Cap I do Livro”Reforma Íntima sem Martírio” , Ermance Dufeaux diz  que além do grande trabalho na Seara Espírita, nós precisamos desenvolver uma melhor relação com a gente mesmo, mas também
aprender como relacionar-se com o outro

- A Doutrina Espírita é um tratado de crescimento integral. Nós temos muita informação de como se trabalhar e temos uma bússola segura de transformação e, por isso temos que aprender isso e utilizar,
também para essa Reforma Íntima e para melhorar nossa relação entre nós Espíritas

- Todos nós queremos estar sempre certo, porém só que a verdade de um é diferente da do outro

- Se não conseguirmos adotar desenvolver uma ética de paz, mesmo no meio religioso, iremos levar à
dissenção, à guerra e a separação

- Se eu não estou atento a perceber que na realidade a causa que nos liga é comum, e o que importa não é a minha verdade ou a do outro e o que importa é fazer algo que leve o movimento prá frente

- Se não estou atento a isso, eu não vou estar vivendo em paz e isso vai gerar confusão e dificuldade, inclu
sive no nosso trabalho interno

- À medida que eu aprendo e estou disponível a servir, estarei disponível a servir, estarei disponível a servir, estarei exercitando a caridade

- Nós temos que ter a disponibilidade de aprender, pois se acho que sei tudo, ainda não estou dentro dos ensinamentos de Jesus em relação a caridade e amor ao próximo

2 – AUTOACEITAÇÃO

- Uma das condições mais difíceis da Reforma Íntima é a Autoaceitação, a qual na prática é muito difícil

- Sem Autoaceitação não podemos modificar nada, pois se eu não me aceito, eu me ponho pra baixo e se
não tenho Auto estima eu não tenho forças pra me transformar

- Sabemos que temos de evoluir, que temos que ir em direção da Luz , mas se não aceitarmos o ponto em que estamos agora, se continuarmos remoendo o passado, presos em culpa e recriminação, não andamos
prá frente

- Mesmo que tenhamos errado no passado, temos que nos desligar dele, pois todos nós erramos por ser-
mos Humanos


3 – AUTOCONFRONTAÇÃO

- Nesse confronto de nós mesmos, enxergamos as nossas próprias imperfeições e, com isso, temos um im-
pacto, ficamos confuso, deprimido, arrasado, por que descobrimos que o que imaginávamos de nós mesmos não é bem aquilo. Isso, de certa forma, faz com que adiemos esse autoenfrentamento, essa Re
Reforma Íntima

-Precisamos entender porque entramos numa confusão tão grande, numa Autorecriminação. Temos que
Entender porque a gente entra nessa “culpabilização”, nessa “Autorecriminação”, para que abrandemos
mais um pouco esse”Tirano Interno”, e, assim não precisamos ficar deprimido, arrasado, porque temos
imperfeições

- Todos nós somos falhos, imperfeitos e essa é a condição Humana. Defrontar com essas imperfeições
faz parte do processo de Autoconhecimento, de Autoconfrontação, que é a Reforma Íntima


4 – REFORMA ÍNTIMA - CARACTERÍSTICAS

4.1 – É UM  TRABALHO PROCESSUAL

- A Reforma Íntima obedece a um seqüência, não se fazendo de uma hora para a outra. È realizada passo- a-passo e, se tentarmos acelera-la demais, isso pode gerar um desequilíbrio

-Tem gente que fica adormecida a vida inteira, e quando acorda vira Espírita e diz :”Agora eu quero tirar o tempo perdido nem que a “vaca tussa” e me tornar um homem de bem”. Aí ele vai exigir uma coisa que ele levou uma vida inteira no outro comportamento e a tendência geral é levá-la ao desequilíbrio. Exem-
plo : Um indivíduo ao invés de fazer um trabalho assistencial em um dia na semana, ele o faz em cinco, e,
apesar de fazer um bem coletivo, a família fica abandonada

4.2 – É UMA HABILIDADE DE LIDAR COM AS CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE

- Todos nós temos muitas características, em qualidades e imperfeições, e temos que conhecê-las e ir tralhando-as uma  por uma

- A Reforma Íntima é trabalhar cada um dos nossos aspectos imperfeitos e transformá-los em “Luz”.
Por exemplo : se eu pratico a caridade e sinto orgulho de faze-la, eu tenho que rever aquilo que estou fazendo. Eu mesmo fazia um trabalho interessante,que gostava muito de fazê-lo, mas ficava muito cansa-
do. Descobri que gostava de ter a garantia lá de cima, de um lugar especial, que na realidade queria estar
garantindo que estava acertando e foi por isso que fui entrando num estado de esgotamento tão grande, porque comecei a querer dar sem ainda ter desenvolvido, dentro de mim, sem ainda não fazer o “amai ao
próximo como a ti mesmo”, pois tinha esquecido o “A ti mesmo”

- Porisso, uma das condições necessárias é que eu “Doe”, que eu aprenda a me respeitar, a me perdoar, olhar pra mim e para as minhas necessidades, pois se ajudo a todo mundo e não ajudo a mim e a minha
Família, eu estou ajudando a um e deixando o outro

- Não basta simplesmente agir, temos que saber como estamos fazendo essa ação conscientemente

-Temos que aprender a doar a partir da abundância que geramos dentro de nós , ou seja, crescimento interno, plenitude interna, bem-estar e paz

4.3 – TRANSPOR OS INTERESSES PESSOAIS E O PERSONALISMO

- Um pouco foi comentado acima

- Nós temos a ilusão de achar que quando estamos fazendo uma Reforma Íntima ou um trabalho assistencial, estamos protegidos de todos os males. Isso é um equívoco, pois a vida é feita de dificuldades, e elas são para nos ajudar, não são castigos,mas por necessidade de crescimento

- Nós temos ajuda espiritual para termos mais forças para enfrentarmos as dificuldades e não isenção da
necessidade de passar por elas

4.4 – META : ESVAZIAR A SI MESMO

- É o ego que faz a gente funcionar na vida, só que nos identificamos com ele, nos tornando algo que a gente cria e se apega

- Entretanto, somos seres Espirituais, somos Espíritos e esquecemos disso, porque temos que pagar a con
ta no final do mês e atender as necessidades

- Apesar dessas necessidades materiais e práticas, somos muito mais que o Ego, somos Espíritos, somos
“Luz”

- Mesmo no meio Espírita, quando estamos muito apegados ao Ego, começamos a entrar no personalismo
e identificamos as nossas funções de palestrantes, de líder, como se fôssemos especial, quando, na realidade, nós não somos

- É muito importante aprender a se esvaziar, a perceber que todos nós somos iguais, no sentido das oportu
nidades, da nossa relação para com Deus


5 – AUTOCONHECIMENTO

5.1 – SOMOS ADULTOS, INTELECTUAIS, MAS IMATUROS EMOCIONALMENTE

- Não tivemos oportunidade na escola de aprendermos a amadurecer a nossa emoção

- A maioria tem muito esclarecimento e entendimento, mas no trato pessoal age como uma criança

- Quanto mais compreensão parece que mais regredido a gente fica, porque parece que esta hipertrofia intelectual faz com que relevemos o nosso lado emocional


5.2 – SOMOS ESCLARECIDOS ESPIRITUALMENTE NO INTELECTO, MAS CRIANÇAS IMATURAS A NÍVEL DE ESPÍRITO

- Muitas vezes, somos esclarecidos intelectualmente, sabemos muito da Doutrina Espírita, mas Espiritual
Mente somos crianças imaturas e agimos dessa forma

- Se eu consigo ascender e crescer no ponto de vista de compreensão, mas não acompanho com o lado emocional, Espiritual, como vou me relacionar bem com as pessoas

- Como vou conseguir fazer um projeto e um trabalho em conjunto se eu não tenho inteligência emocional

- O amadurecimento Espiritual não se tem lendo livros Espíritas, se tem a partir da Reforma Ìntima

5.3 – O MOMENTO ATUAL E DO PLANETA URGE TRANSFORMAÇÃO E CRESCIMENTO PESSOAL, QUE SÓ É POSSÍVEL ATRAVÉS DO AUTOCONHECIMENTO

- Se a gente não se conhece, como é que vai transformar-se. Como fazer Reforma Íntima se ainda não sei quais os pontos que tenho que trabalhar

- O que a Espiritualidade espera da gente é algum nível de maturidade porque somente através dela pode nos dar bons conselhos, boa orientação

- Precisamos pegar todo o conhecimento Espiritual e trazer para a nossa realidade pessoal e usar cada um desses conceitos para mudar nossa atitude, pois o Evangelho se vive a cada momento, passo a passo e não
só em lugares específicos ou especiais

- Só é possível Reforma Íntima efetiva com Autodescobrimento

6 – ASPECTOS DO SER, SEGUNDO A ABORDAGEM TRANSPESSOAL

6.1 – EU VERDADEIRO, LUZ INTERNA, ESSÊNCIA , EU DIVINO

- Nós somos essencialmente “Luz”, essa parte que nos liga à Deus e mora dentro de nós

- O nosso verdadeiro trabalho é desmontar o nosso “Falso Eu” e o  nosso “Eu distorcido” para alcançar essa “Luz”, a qual nos faz alma, Espírito, e é sábia

- O “Eu Verdadeiro” é iluminado, esclarecido e intuído pela Espiritualidade Superior

- Mas se eu não acesso a minha “Luz Interna”, as vezes não consigo captar ou perceber a intuição da Espiritualidade Maior


6.2 – “EU FALSO”, “EU ILUSÓRIO”, “PERSONA”, “DEFESA”, “MÁSCARA”

- Essa parte praticamente nos identificamos com ela e dormita dentro de nós

- 99% nos identificamos com o “Falso Eu”, pois o conceito de nós mesmo é em cima dele

- Tem pessoas que são tão “Tiranas” de si mesmo, são tão exigentes, que só vêem qualidades nos outros e
não conseguem ver as suas. Todos nós temos qualidades, temos “Luz Interna”

- Eu posso ter qualidade, mas posso estar totalmente identificado com o meu “Falso Eu”. Exemplo : “Eu
entendo que a Espiritualidade é mais importante, mas eu acabo me identificando com o meu “Ego”, come
co a me achar um pouco melhor do que realmente sou, que eu tenho alguma importância, que eu seja especial”. Esse equívoco pertence a esse “Falso Eu”

- Nós nos conhecemos tão pouco que tudo que percebemos e entendemos de nós mesmos, muitas das
vezes está no “Falso Eu”

6.3 – “EU DISTORCIDO”, “ASPECTO SOMBRIO”, “SOMBRA PESSOAL”, “EU INFERIOR”

- É a parte mais difícil de ser mudada

- Os Livros Espíritas que falam em desobsessão, dizem que a Espiritualidade Inferior atua exatamente
nos nossos equívocos e ilusões, principalmente nas nossas distorções

- Acontece que as nossas distorções ficam como “ponto cego”, não as enxergamos, mas os Espíritos
Inferiores as enxergam, descobrem os nossos pontos fracos e é exatamente neles que eles se ligam

- Se eu trabalho com o meu “Eu Distorcido”, crio a possibilidade, também, de começar a sair da sintonia dessa influência Espiritual

- Para que possamos fazer uma Reforma Íntima, temos que descobrir que estamos muito mais identifica-
dos com a ilusão em relação a nós mesmos, uma ilusão em relação à vida e uma ilusão em relação ao
outro do que de fato com a realidade

- Muitas vezes, o que eu acho de mim, o que acho que são características minhas são muito mais defesas
que eu desenvolvi para sobreviver

- Muitas vezes eu sou efetivo, sou trabalhador, dou conta de tudo, e isso é uma boa qualidade minha, pois
tenho vontade, determinação, disciplina, e entendo que são qualidades Espirituais, e muitas são realmente,
mas parte disso são “Defesas” que desenvolvi para garantir, para ter o afeto, o reconhecimento e a
aceitação do outro

- Temos que saber diferenciar as nossas qualidades das nossas ilusões e máscaras, ou seja, do “Falso Eu”.
Exemplo: “Se eu não sei dizer não, eu devo questionar isso, porque parte é, muitas das vezes, uma tentativa de agradar todo mundo para ter a garantia do amor das outras pessoas, pois sendo “bonzinho”,
estou mais preocupado em agradar aos outroa e a Deus do que, de fato, fazer aquilo de coração

7 – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

- E a nossa capacidade de lidar emocionalmente com todos os estímulos do meio, em todos os momentos
do dia-a-dia e a capacidade de fazer isso de forma harmoniosa

- É quando eu desenvolvo essa capacidade de maturidade emocional, relacionada com o lado Espiritual




Nenhum comentário:

Postar um comentário