sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O SANATÓRIO ESPERANÇA


1 - DO LIVRO “TORMENTOS DA OBSESSÃO”, DE MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA, PSICOGRAFADO POR DIVALDO FRANCO

- Quando ainda reencarnado, Eurípedes Barsanulfo foi portador de verdadeiro mediunato, dedicando-se a atender os portadores de alienação mental, psiquiátrica e obsessiva, erguendo um hospital na cidade em que nascera, para socorrê-los

- Viveu como apóstolo da caridade, possuindo extraordinários potenciais curadores e especial  acuidade como receitista espiritual, vindo a desencarnar jovem, vitimado pela epidemia da gripe espanhola que assolou o mundo

- Não se limitando a socorrer exclusivamente os viandantes do carro físico, acompanhou, também, após a desencarnação, muitos daqueles que lhe receberam o concurso, neles constatando o estado deplorável em que retornavam a Pátria, vencidos por perseguidores cruéis que os obsediavam, ou vitimados por ideoplastias  terríveis derivadas dos atos a que se entregaram, enlouquecendo de vergonha, de dor e de desespero após o  portal do túmulo

- Formando verdadeiras legiões de alienados mentais, condoeu-se, particularmente, por identificar que muitos deles haviam recebido o patrimônio da mediunidade iluminada pelas lições libertadoras do espiritismo, mas preferiram enveredar pelos dédalos da irresponsabi-
lidade, utilizando-se da superior concessão para o deleite  de si mesmos e das paixões
mais vis que passaram a cultivar

- O Hospital Esperança é uma obra de amor , erguida no Plano Espiritual por Eurípedes Barsanulfo, cujo objetivo é prestar auxílio e orientação aos seguidores de Cristo que não conseguiram ou não quiseram adotar o compromisso da vivência de sua mensagem de amor

-O hospital, em suas origens, está intimamente ligada à história do Sanatório Espírita
Uberabense, fundado  pela família de Dona Maria Modesto Cravo

- O Sanatório Espírita Uberabense foi inaugurado em 31 de Dezembro de 1933 e, na erraticidade, Eurípedes lança as sementes do Hospital Esperança em plena década de 30

- Eurípedes Barsanulfo reencarna em 1880, deixando na vida espiritual um projeto em andamento, no qual faz parte Dona Modesta e um número imenso de almas

- Em 1899, dona Modesta regressa ao corpo e, na sua juventude reencontra com o apóstolo de sacramento e é por ele curada

- Eurípedes retorna à vida espiritual em 1918 para continuar seu projeto, e Dona Modesta assume o compromisso de erguer o pólo de ligação terrena com a obra já iniciada no Mundo Espiritual e, temporariamente, sob a tutela do Doutor Bezerra de Menezes, desencarnado em 1900

- O Hospital faz parte do Planejamento do “Espírito Verdade” no transporte da árvore do evangelho para o Brasil, pois, logo depois de lançada as bases da Doutrina em plena França positivista, ele (o Espírito) trouxe as sementes doutrinárias para esse rincão que, há esse tempo, já  estava predestinado, há 400 anos, em se tornar o celeiro da mensagem cristã à luz da imortalidade


-O Missionário buscou o apoio dos Benfeitores de Mais Alto, para que conduzissem a Jesus uma proposta sua, caracterizada pelo interesse de edificação de um Nosocômio Espiritual, especializado em loucura, para aquele que desequilíbrio apresentassem após a morte do corpo físico, e que também serviria de Escola viva, como igualmente de laboratório, para a preparação das suas reencarnações futuras em estado menos doloroso e com possibilidades mais seguras de recuperação

-Eurípedes providenciou a convocação de admiráveis psiquiatras e psicólogos desencarnados, que haviam na terra cuidado das desafiadoras patologias obsessivas e auto-obsessivas

- Obedecendo a um plano cuidadoso, foram erguidos diversos blocos, que deveriam atender a patologias específicas, tais como delírios graves, possessões de longo porte, consciências autopunitivas, desespero por conflitos íntimos, fixações mórbidas, hebetação mental, autismo conseqüente a arrependimentos tardios, esquizofrenias tenebrosas,obsessões compulsivas,etc

- Muitos companheiros doentes, aqui internados, portadores de outras patologias, foram aquinhoados com a dádiva da constatação da continuação da vida após a morte, e não obstante esse conhecimento, utilizaram das faculdades mediúnicas para dar vazão aos tormentos pretéritos ainda vivos no inconsciente, que deveriam vencer a qualquer preço

- Aqui são albergados também portadores de distúrbios sexuais e, como sabemos, o sexo é santuário da vida, que não pode ser perturbado sem tormentosas conseqüências para o seu depositário e, abnegados  especialistas em sexologia aqui trabalham de modo a agirem nas causas dos dramas que se desenrolaram por largo tempo

- Além do Ministério de Recuperação de Pacientes Mentais, muitos candidatos a reencar-
nações como futuros Psicoterapeutas e estudiosos da alma, vêm fazendo estágio, a fim de adquirirem conhecimentos para lidar com os problemas volumosos da obsessão, dos transtornos psicológicos e das psicopatologias

- De Thomas Willis, o psiquiatra inglês do Séc XVII, a Filipe Pinel, de Mesmer a charcot, a Freud, a Jung, muitas aulas têm sido ministradas, e debates são estabelecidos para que se encontrem os melhores métodos terapêuticos para imediata aplicação, não apenas nos internos como em favor dos viadantes da terra.

- Outrossim, muito deles não conheceram o trabalho incomum de Allan Kardec, especialmente no que diz respeito às psicopatologias por obsessão e muitos não pesquisaram o valioso contributo do mestre Lionês por preconceito acadêmico, e tudo quanto ignoravam nessa área preferiram situar no verbete Ocultismo, pronunciando de maneira depreciativa

Tratamentos  realizados no Hospital

- Musicoterapia, preceterapia, amorterapia são as bases de todos os procedimentos aqui praticados, conforme as síndromes, a extensão do distúrbio, a gravidade do problema.

 - As indiscutíveis terapias desobsessivas recebem cuidados especiais, particularmente nos processos de vampirização, para liberar aqueles que se submetem as suas vítimas


- Cirurgias espirituais de retirada de implantes perturbadores, que foram fixados no cérebro e prosseguem vibrando na área correspondente do psicossoma

- Regressões a experiências pregressas em cujas vivências se originaram os enfrentamentos e os ódios


- Liberação de hipnoses profundas

- Reestruturação do pensamento danificado pelas altas cargas de vibrações deletérias desde a vida física


 - Reencontros com afetos preocupados com a recuperação de familiares

- Fluidoterapia , movimentando energias internas e trabalhando as da natureza, que são direcionadas aos Centros Perispirituais e Chakras

- Psicoterapia mediante palestras comovedoras e ricas de ensinamento libertadores dos  vícios




2 -  EDITORA DUFAUX

- A Editora Dufaux nasceu  no mês de janeiro do ano 2005

- Surgiu da necessidade de divulgar os ensinos trazidos pelos autoresEspirituais, psicografa
fados na Sociedade Espírita Ermance Dufaux, em Belo Horizonte, Minas Gerais

- A missão da editora é trabalhar pela melhoria da nossa sociedade, através da educação espiritual dos  corações, pois nosso lema é : “educando corações”

- Ermance de La Jonchére nasceu em 1841 na cidade de Fontainebleou, França, localizada há 55 Km de Paris

- Ela colaborou na posição de médium nas atividades doutrinárias com Allan Kardec, contribuiu na elaboração da segunda edição de “O Livro dos Espíritos” (1860) e ainda, com sua mediunidade psicografou, escreveu, junto do Espírito Joana D’arc a obra “A história de Joana D’arc ditada por ela mesma

- Na posição de autora espiritual , Dufaux vem desde 2000 colaborando na elucidação de algumas facetas doutrinárias  do espiritismo, especialmente aquelas que dizem respeito ao relacionamento dos Espíritos e à “ reforma íntima” do ser humano

- Em parceria com outros espíritos, entre eles o Prof Cícero Pereira, escreveu textos e “Seara Bendita”(2000) e “Atitude de Amor “, corpúsculo contendo a palestra de Bezerra de Menezes e debate com Eurípedes Barsanulfo  sobre o período da “ Maioridade do espiritismo”

- Além dessas obras, trouxe a lume outros livros exarados integralmente por si como autora espiritual, dentre eles estão : “Laços de afeto” (2002) , “Mereça ser Feliz” ( 2002), “Reforma  Ìntima sem Martírio” (2003), “Unidos pelo Amor” (2003) ,“Lírio de Esperança” (2005),  “Escutando Sentimentos” (2006) e Prazer de viver (1999)


3 – SEARA BENDITA

(Espíritos diversos, psicografia de Wanderlei Soares de Oliveira)


3.1 – APRESENTAÇÃO (Valter Borges de Oliveira)- ( Out 1999 )

- As vozes do Alto apontam-nos o futuro propondo reflexões sobre novas posturas que
norteiam as atividades doutrinárias nas próximas décadas, direcionando-as ao Centro Espírita, o qual estará sendo chamado a exercer papel ativo e relevante no ambiente doutrinário, assumindo postura mais interativa com as outras casas

- Os Espíritos que subscrevem este livro são companheiros que, quando encarnados , presta-
ram relevantes serviços à causa da Doutrina, os quais buscam despertar-nos para o perigo de voltarmos ao passado, onde institucionalizamos a mensagem do Cristo, provocando retardamento lamentável nas conquistas espirituais da Humanidade

- Em ”Seara Bendita”, os amigos espirituais não propõem nenhuma revolução nos ambientes
Doutrinários ou atitudes contundentes que levem a confrontos ideológicos

- Nosso ínclito Codificador, certificando-se das facilidades com que o mal se multiplicava em
nosso orbe, indagou o porquê de o mal proliferar-se de tal maneira. As vozes da verdade res
ponderam que a causa era a “timidez dos bons” (Questão 932 do LE). Essa timidez, paradoxalmente, abre caminhos largos para o mal se movimentar

- Sabemos dos enganos provocados pela carga pesada e milenar que depositamos em nosso Psiquismo, ao longo de inúmeras encarnações, quando assimilamos a mensagem libertadora do Cristo como mais uma religião, portanto, organizada, institucionalizada, centralizadora, dogmática, restrita, sectária e partidarista

- Para evitarmos contendas, conflitos e desconforto, furtamos-nos aos testemunhos mais
- ásperos e, sem percebermos, acabamos encaixando-nos no perfil dos “bons”, porém tímidos

- O que impede o caos e a destruturação de um grupo ou de uma comunidade é essa autorida
de  moral verdadeira, da direção responsável e não o autoritarismo, a veemência, a imposição, a pressão ou as manipulações partidaristas sectárias e infelizes

- Outro dado dígno de nota que este ensinamento de Jesus disponibiliza é que o dirigente res-
ponsável não é apenas aquele que comanda. Na verdade, quando nos encontramos no desempenho desse tipo de tarefa num grupo ou instituição dentro dos padrões evangélicos
anteriormente definidos, seremos aqueles com mais vontade de servir, de promover o crescimento do outro, de trabalhar pelo bem estar de nossos companheiros

- Seremos ainda aqueles que mantêm as estruturas doutrinárias que dirige abertas ao diálogo
fraterno, disponível a ouvir posições e reivindicações  de outras instituições ou grupos de ser-
viço, buscando sempre a harmonização e o consenso entre as várias correntes do pensamento e entendimento doutrinário

- Usaremos de criatividade, buscando promover os integrantes do grupo, vibrando com as
conquistas dos mesmos, encorajando e estimulando a todos em suas realizações


3.2 - PREFÁCIO : PACTO DE LUZ  (Cícero dos Santos Pereira )

- Jamais nos moveu o propósito de que nossos apontamentos fossem considerados uma
mensagem de caráter revelador, messiânico. Longe disso, constituem apenas reflexões de
almas comuns, amantes da verdade e do bem, que trabalham pelo ideal da formação de uma familia espírita unificada e ajustada às proposituras de Allan Kardec e da mensagem imortal
de Jesus

- Somente de debates saudáveis nascem propostas consistentes, e dessas, surgem os rumos
novos. Os amigos observarão que nosso objetivo não foi traçar mudanças em vosso modelo de trabalho. Esta tarefa não nos pertence, pois não lhes podemos suprimir os méritos das eventuais conquistas que, em nosso entendimento, surgirão pela iniciativa de intercâmbios construtivos, longe das polêmicas estéreis em torno de mitos e pontos de vistas personalistas

- Nesse momento de comemorações justas do valoroso “Pacto Áureo”, nossa contribuição é
sugerirr o diálogo transparente sobre o tema  : institucionalização da Unificação

- Muito temos a dizer sobre o assunto, mas por ora nosso objetivo é confirmar às lideranças espíritas que precisamos efetuar uma reavaliação urgente nos conceitos de nossos esforços em prol da Doutrina Espírita, do próximo e da sociedade

4 - LIVRO  “ LAÇOS DE AFETO”

(ERMANCE DUFAUX , PSICOGRAFIA DE WANDERLEI SOARES DE OLIVEIRA)


4. 1 - APRESENTAÇÃO : ( Helena Antipoff )  - 25/02/2001)

- Laços de afeto deflagra uma série que carinhosamente intitulamos “Harmonia Interior”, cujo
objetivo é enfatizar particularidades contidas dentro do Universo de sabedoria das obras elementares da revelação nova do espiritismo

- Inaugura-se um tempo novo para os roteiros e currículos de aprendizagem assentados nos
quatro pontos : aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a conhecer, em favor de uma educação mais humanitária e centrada em valores e habilidades do homem, assumindo sua verdadeira condição de sujeito de sua jornada de crescimento em direção à felicidade e à paz

4.2 – PREFÁCIO : O MILÊNIO DE JESUS

- Objetivamos em “Laços de Afeto”, propor a meditação e o estudo conjunto a partir de fatos
colhidos aqui e acolá na faina doutrinária, destacando a importância da afetividade como degrau para autênticas relações de amor e base para a criação de um clima espiritual ideal nas instituições fraternais do espiritismo

- Sociedades Espíritas fraternas só serão construídas por homens e mulheres mais dóceis e cordiais, mais confiantes e afáveis, mais amigos e amáveis

- Sociedades Espíritas afetivas só se concretizam com corações dispostos a amar, e o amor é suscetível de “treino” e educação para a consolidação de uma conduta amorosa, libertadora e preenchedora

- O centro Espírita, como unidade social do Espiritismo, precisa ser promovido a esse patamar de “escola de afeto Cristão”, a fim de não estancar na superficialidade da proposta do Espírito Verdade para a humanidade do Terceiro Milênio, onde a afetividade será o centro das esperanças de um tempo melhor e s bússola segura para encontrarmos a felicidade em relacionamentos gratificantes e libertadores



5 – LIVRO “MEREÇA SER FELIZ” (ERMANCE DUFAUX)-
 Fev 2002

CAP I – A PALESTRA DE EURÍPEDES BARSANULFO

- A proposta educacional de Jesus tem por objetivo a felicidade, entretanto, ela tem um
 preço : a construção do reino dos céus na intimidade de cada ser.

- Ele asseverou que o “Reino de Deus” não vem com aparência exterior, contudo, para a maioria esmagadora dos homens, Deus ainda é procurado por fora

- Aqui no “Hospital Esperança” temos constatado todos os dias, e cada vez mais, a
urgência de se conclamar os nossos co-idealistas na Terra a uma campanha pelo
“Espiritismo por dentro

- Muitos discípulos mais desatentos e mal informados que infiéis, recorrem aos Centros
  Espíritas à cata de soluções fáceis e raramente se comprometem com a essência do
  ”Espiritismo por dentro"

 - Aprendizes do consolador acostumam-se assim a verem nas tarefas um pesado ônus
  que assumem como se estivessem resgatando extensos débitos na busca da felicidade,
  deixando de efetuar a educação de si mesmos nas tarefas de amor e estudo

  - Procuram, quase sempre, folga e facilidade, quando a serviço do Cristo se opera exata-
   mente na direção oposta. Depois. Depois desencarnam à espera de louros que não fize-
   ram realmente por merecer, porque plantaram o bem no próximo e nem sempre cultiva-
   ram o bem a si mesmos

   - Fica bem claro que ser feliz é uma condição de interiorização, essa viagem interior     
   permitirá resgatar, paulatinamente, o reencontro com a “Centelha Divina”, o Pai que foi
   “abandonado” pelo filho pródigo, a parcela imaculada de Deus no íntimo. Esse passo será
    um laborioso trabalho de  “dissolver” os escombros morais sob os quais encontram-se   
    soterrados, há milênios, os valores espirituais em razão da tragédia da “orfandade  esco-
    lhida”, ou seja, a infeliz escolha de abandonar a segurança da plenitude, em comunhão com
    as “Leis Divinas”, pela opção da liberdade para construir o caminho da insatisfação e da 
    insaciedade através do egoísmo

    - Nesse trajeto de distanciamento da “Luz Paternal” nasceu o maior inimigo de todos nós,
    o orgulho, como sendo saliente sentimento de superioridade que nos vimos obrigado a
    gestar para “encenarmos a segurança que perdemos por “desligarmos” do Pai.
    Sentimento esse que nos transportou a todo tipo de arbitrariedades nos domínios da ilusão

     - A proposta Educacional de Jesus utiliza-se da pedagogia do amor a Deus, ao próximo  
      e a si mesmo



6 - LIVRO “REFORMA ÍNTIMA SEM MARTÍRIO” - (Ermance Dufaux)

6.1 - PREFÁCIO : “UMA PALAVRA  INSPIRADORA” - (Cícero Pereira 09/03/2003)

- Nossas conquistas não podem ser edificadas na calmaria. Nossas virtudes não florescerão
sem os golpes da dor que dilacera arestas e poda os espinhos da imperfeição

- Nossa palavra é “recomeçar” – Uma palavra inspiradora. A própria reencarnação é o
 mecanismo Divino do recomeço, da retomada

- Temos o que merecemos e somos aquilo que plasmamos.Todavia, a lei estabelece a morte
do pecado e não do pecador, pois, para todos, é abundante a misericórdia – lei Universal da
piedade Paternal- que assegura-nos: o amor cobre multidão de pecados. Apesar desse ditame celeste, a dor – evolução não tem sido suportada por muitos e agravadas por outros, levando a quadros de graves enfermidades morais e desarmor a si mesmo

- Essas páginas são frutos de um conjunto de esforços de almas que laboram pela implantação do programa de valores humanos para as sociedades Espíritas, cujo responsável é o nosso benfeitor Bezerra de Menezes que cumpre diretrizes superiores do Espírito Verdade

- Os casos aqui narrados vividos no Hospital Esperança, onde mourejam juntos no serviço do
bem,são indicativas preciosas colhidas diretamente de almas que viveram os dramas descritos






7 - LIVRO “UNIDOS PELO AMOR” (Ermance Dufaux)

7.1 - DISCURSO E ATITUDE ( Apresentação de Bezerra de Menezes)

- A fraternidade não pode ser instituída, precisa ser sentida. Menos convenção e mais trabalho de aproximação afetiva

- Alguns corações encontram-se avassalados pela negligência e ausência de criatividade.
Muitos aprendizes amantes da Doutrina sentem-se inseguros em adotar os caminhos da
Ousadia

- Um novo conceito do ato de unificar ! Unificação corações


7.2- Prefácio”UNIDOS PELO AMOR” de Cícero Pereira - 01/05/2003

- Adentramos o período da maioridade das idéias espíritas

- Chega o tempo no qual o ideal da unificação deve transcender o âmbito de medidas adminis
trativas e penetrar a esfera da ética, projetando para um futuro breve o leque de novas e mais
intensas responsabilidades, que nos exigirão muito amor, uns pelos outros

- A concepção que aqui avocamos para a unificação é a da convivência fraternal, baseada no respeito e no apreço pelas diferenças que compõem a variedade de segmentos da seara Espíririta, a se expressarem nas linhas do entendimento, da metodologia e das práticas

- “Em Seara Bendita” discorremos sobre a institucionalização da unificação. Em “Unidos
 pelo amor”, dando continuidade ao tema, buscamos estabelecer análises ético-comportamen
tais que, sem pretensões,entendemos contituírem a solução aos problemas que obstam a
adequação do sublime ideal de união dos espíritas ao momento histórico no qual vivemos

- Temos todos um grande desafio a superar e uma lição a apreender : trabalhar por idéias e
não por rótulos institucionais, trabalhar pela causa e não pelas casas



8 – LÍVROS “LÍRIOS DA ESPERANÇA (Ermance Dufaux) – 01/01/2005

8.1 – CAP 01 - OLHAI OS LÍRIOS

- Era o primeiro dia de novembro de 1918. No dia anterior, a despeito de seu torpor, já havia previsto seu desenlace. Um vulto feminino desenhava-se em meio ao clarão das energias refazentes, vestida com trajes típicos da Era Cristã primitiva, apresentava-se com ternura e se
renidade :

-Eurípedes, servo do Cristo, sabes quem sou ?
-Surpreendentemente refeito, ele respondeu : És tu, Mãe Santíssima?Tão jovial e bela?

-Venho em nome de meu Pai amado

- Maria... Maria...
.
- Eurípedes, mestre de Sacramento e servidor do amor, Jesus convoca-te a novos rumos.Um submundo de atrocidades e loucura está à espera de serviços imediatos. Chega o tempo de banir a escuridão, separar o joio do trigo

- Que fazer, Mãe Santíssima ?

- Os pântanos da maldade estão repletos de almas tíbias. São lírios encharcados pela lama pútrida das imperfeições, mas não perderam o viço, a exuberância. Não deixaram de ser lírios.
Uma obra que já começaste na erraticidade aguarda-te ! O Senhor compassivo, no entanto, permite-te a continuidade junto ao templo corporal

- Mãe amantíssima – falou Eurípedes aos prantos, faça-se em mim a vontade do Pai!

- Esses serão teus novos filhos. Doravante, serás o Apóstolo da Esperança. Darás conforto
educativo aos Cristãos de todos os tempos, que foram atingidos pelo encanto da negligência e pela tirania da ilusão

- A testa empapada de suor lívido decretou-lhe falência instantânea. Eram seis horas da manhã do primeiro dia de novembro. Trinta e oito anos (1880 -1918) na edificação de um monumento eterno

-Barsanulfo partiu para continuar. Passaram-se oitenta e dois anos desse momento glorioso,
na vida do Apóstolo da esperança


8.2 - CAP 02 -  CONVOCAÇÃO DE EURÍPEDES

- Estamos nos primeiros dias do ano 2000. As atividades do Hospital Esperança intensifica-
ram  após ordenações maiores, descerradas por Bezerra de Menezes em nome do Espírito 
Verdade. Sua magistral palestra “Atitudes de Amor”, proferida no mês de outubro de 1999,
e contida na obra “Seara Bendida” de Ermance Dufaux, inaugurou um tempo de renovação e
 medidas promissoras para a causa do amor

- Fazia-se urgente uma nova ordem de medidas para o sacrifício incondicional de quantos
nutrem o desejo de servir à obra regenerativa da Era do espírito na Terra

- Eurípides, por sua vez recebeu diretriz urgente da Falange Verdade e convocou-nos sem demora. Nosso diretor já havia preparado com antecedência um encontro no qual os trabalhadores do Nosocômio Esperança reunir-se-iam para ouvir-lhe os novos alvitres

- Participariam do evento, entre outros :
(1) Maria Modesto Cravo Fundadora do Sanatório espírita Uberabense
(2) Professor Cícero dos Santos Pereira, Espírita atuante no Estado de Minas Gerais
(3) Dr Inácio Ferreira, Diretor do Sanatório Espírita Uberabense

- Disse Eurípedes :

 “Allan Kardec, o emissário da era do Espírito, refere-se ao fermento da incredulidade que
ainda tomaria conta da Humanidade por duas ou três gerações. Incredulidade em relação à
imortalidade e comunicabilidade do ser espiritual (comentário da questão 798 do Livro dos
Espíritos)

- Adentramos exatamente essa Terceira Geração, dividida em três períodos de setenta anos, a partir da chegada do Espiritismo. É o período da sensibilidade, da fé que supera o medo     humano de existir e progredir no bem

- Fé é a adesão espontânea da alma na busca da Verdade

- Através da mediunidade ocorre a sublime gestação do patrimônio da crença lúcida e
  Libertadora

- Raciocínio é o dínamo da lógica e do bom senso. Quando atacado pela rigidez emocional,
 converte-se em preconceito e estagnação

- No século XX, os espíritos procuraram os homens. Agora, os homens deverão ser os parcei
ros dos Espíritos. Os primeiros cem anos do Terceiro Milênio serão os alicerces da Era do Espírito

- Urge desenvolver um novo significado para a comunidade adepta da verdade consoladora
face ao predominante caráter religiosista. Religião com religiosidade. Religião com educação. Se a religião não educar, ficará retida no dogmatismo

- O século XXI será o tempo do sentimento. Os médiuns que irão melhor retratar as mensa-
gens celestes são os que educarem seus sentimentos.

- As bússolas serão encontradas. É Lei. O longo percurso de descoberta e criatividade solicita a aplicação de “Atitudes de Amor”. Assinalaremos algumas delas :

- Valorosa noção e aplicação do “espírito” de equipe
- Desapego de concepções
- Coragem para experimentar
- Adesão afetiva e espontânea na participação de novas vivências
- Investigação nas conquistas da ciência
- Acendrada postura de desprentensão ante as vitórias com as novas práticas
- Incansável abertura mental para ouvir, alterar, avaliar e discutir em clima de aprendizado e 
  fraternidade
- Superação dos limites filosóficos doutrinários em busca de conceitos universais aplicáveis à
  mediunidade




9 –ESCUTANDO SENTIMENTOS - (Ermance Dufaux)

PREFÁCIO ( ERMANCE  DUFAUX ) – Set / 2006

- Adentramos o período da maioridade das idéias espíritas,que será alcançado com a instauração das atitudes de amor em nossas relações

- A pedido de Bezerra de Menezes,destinamos ao mundo físico este volume singelo. Aqui
anotamos alguns ensinos inesquecíveis que marcaram a visita de uma semana do instrutor Calderaro ao Hospital esperança

-O Séc XXI é o século do sentimento

- Escutar os sentimentos é cuidar de si, amar a si mesmo. É uma mudança de atitude consigo

- Temos no Hospital Esperança os grupos de reencontro,que são atividades de psicologia da alma com fins terapêuticos e educacionais, verdadeiras oficinas do sentimento



10 -  PRAZER DE VIVER  ( ERMANCE DUFAUX ) - 01/08/2008 )


10.1 -  PREFÁCIO :  NADA FICARÁ OCULTO EM NOSSAS VIDAS

-Um rastro de descuido tem permeado as lições de muitos aprendizes do conhecimento doutrinário. O primeiro deles é a aceitação da dor como único instrumento de redenção. O segundo é a nociva negação do dinamismo de nossa vida interior

- No primeiro temos a crença derrotista, um ato de desamor. No segundo o medo do confronto, uma manifestação sutil da rebeldia em não aceitar quem somos

- No primeiro deles, a ausência de auto-amor. No segundo, um efeito do orgulho

- Muitos corações sinceros e na ação do bem, em nossas casas de amparo na erraticidade, negaram o contato com sua realidade interior, deixando de pedir ajuda. Perderam o contato com suas emoções mais profundas,  alguns deles se renderam a conceitos e estruturas organizacionais. Hipnotizaram-se com cargos, mediunidadês, talentos verbais, ações beneficientes, esquecendo-se do mais importante, a humanidade da qual somos portadores, negando a condição de criaturas simplesmente humanas.

-Cuidemos melhor de nossas vidas. Olhar para os pendores e tendências, entrar em contato com o que sentimos, admitir o que gostaríamos da vida , essas são três das ações a que somos chamados na trilha solitária do auto-descobrimento

 10.2 - INTRODUÇÃO : COMO TRABALHAMOS O PRAZER DE VIVER NO HOSPITAL ESPERANÇA -  (MARIA MODESTO CRAVO )
        

-No Hospital Esperança, para resgatar o prazer de viver, o tratamento terapêutico consiste em :

(1) O resgate da arte de sonhar
-Sem a sustentação do sonho, surge a rotina
     
(2) O desenvolvimento da honestidade emocional
- Sem honestidade conosco, alimentamos a ilusão
     
(3) A educação da carência afetiva
- Sem  educação da carência afetiva, sucumbimos na dependência, e a dependência arruína o auto-amor

(4) A morte da idealização
- Sem aceitação, cultivamos a idealização. A idealização arruína a noção de limite

(5) A cura da ignorância
-Se sabedoria, acreditamos que sabemos o necessário e dormimos nos braços da ignorância e esta nos  mantém prisioneiros da dor

(6) O sentido da continuidade da vida
- sem a noção de continuidade, nossa vida mental não é capaz de centrar no presente. O presente é o único momento capaz de nos devolver a realidade

-Saber para que vivemos, para que passamos pelas experiências, para que renascer e lutar  é a fonte que vitaliza o ato de viver

- Muitos pacientes no Hospital Esperança, deslocados de Plano, distante de suas creches e obras de solidariedade, sentiram-se sozinhos e desvalorizados. Derramaram apoio e suprimiram fome e dor, entretanto, esqueceram de si mesmo, não como um ato de renúncia, e sim como uma fuga do enfrentamento pessoal

- São eles tratados na mesma linha terapêutica para a recuperação do prazer de viver, porque com raras exceções escapam ao doloroso episódio da depressão depois da morte

- Em nossas enfermarias, nos grupos de reencontro e na” Tribuna da Humildade”, os sentimentos mais estudados são medo, culpa, tristeza, mágoa e orgulho

-Quando não logramos este estado de ser temos duas extremidades psicológicas perigosas. De um lado a arrogância  para nos defender da sensação de inferioridade, do outro a descrença como um reflexo da nossa incapacidade de lidar com os sentimentos de medo, culpa e tristeza



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