SAÚDE E ESPIRITUALIDADE
(Pelo Espírito Augusto e psicografia de Clayton Levy )
1- AGENTE CAUSAL
- Pelo princípio de causa e efeito, é compreensível que os estados mentais gerem impactos sobre o
Corpo físico, criando condições para o surgimento de enfermidades orgânicas ou psíquicas quando
desajustado das Leis Naturais
- Em outras palavras, não há corpo doente sem espírito enfermo, assim como não há espírito enfermo
sem conflito interior
2 – LABORATÓRIO IGNORADO
- Do mesmo modo que a exploração da matéria conhecida serviu de alicerce para a medicina do
Mundo, revelando a anatomia dos corpos e a constituição dos órgãos, o estudo da matéria etérea
que serve de base para inúmeros fenômenos psíquicos, favorecerá a implantação dos procedimen-
tos humanos nas questões relacionadas às doenças orgânicas e mentais. Uma revela o homem
externo, a outra mostra o homem interno. Sem equilíbrio entre ambos, não há saúde auto-sustentável
3 – ESTRUTURA SUTIL
- Constituído de matéria oriunda do Fluído Cósmico Universal, o perispírito tem sua anatomia
composta por células cuja estrutura atômica se expressa numa freqüência de ondas incapaz de ser
registrada pela retina humana
- O perispírito forma um campo eletromagnético, apresentando-se como elemento de ligação indis-
pensável aos processos de comunicação entre os dois planos em que a vida se expressa
- Extremamente sensível ao pensamento, sofre constantemente os efeitos do campo mental
- As emanações mentais que jorram da consciência, repercutem no tecido perispiritual, gerando saúde
e bem-estar, quando em harmonia, ou doença e abatimento, quando em desequilíbrio
- Nele encontram-se distribuídos de forma organizada os chamados Centros Vitais, morfologicamente
situados em regiões correspondentes aos plexos nervosos do corpo humano, constituindo usinas de
força encarregadas de absorver, catalisar e distribuir a energia vital em níveis mais profundos, onde
se forjam as matrizes da saúde e da doença
- Sede da memória extracerebral, nele se encontram arquivadas todas as experiências existenciais do
ser, tanto na terra como na espiritualidade
- Pensamentos e emoções mórbidos, quando cultivados indefinitivamente, bem como estados cons-
cienciais afligentes, quando não elaborados de forma adequada, impactam sobre o campo vibratório
em que se agregam as células do perispírito, dando margem a rupturas nas áreas de interpenetração
com o corpo físico, o que oferece terreno propício à instalação de enfermidades causadas por fatores
endógenos e exógenos
- Nos Espíritos desencarnados em que perduram estados psíquicos enfermiços, provocados por atos
deliberados contra a própria consciência, as lesões correspondentes no perispírito, quando não intei-
mente sanadas pela mudança do padrão vibratório, são invariavelmente transferidas para o corpo
físico em posterior reencarnação, expressando-se na forma de doenças congênitas – orgânicas ou
mentais
4 – MATRIZES PSÍQUICAS
- É por intermédio da reencarnação que o espírito plasma no corpo em formação as determinantes
Biológicas que contribuirão para o seu roteiro de aprendizado no mundo
- O processo reencarnatório tem no perispírito o seu modelo organizador, presidindo a aglutinação
e multiplicação das células, atua de modo direto sobre os fatores genéticos. Estes,registrando-lhe a
influência, dão prosseguimento à organização molecular, ajustando-a ás necessidades evolutivas do
Espírito, segundo a Lei de causa e efeito
- A desarmonia física decorre de matrizes psíquicas relacionadas á natureza do conflito interior,pois
enquanto o Espírito não se permitir a terapia da reparação, a partir da mudança de postura mental,
tais conflitos permanecerão ativos na consciência, podendo perdurar por várias reencarnações
- A reencarnação representa inestimável oportunidade de reajuste do indivíduo perante a própria
consciência, reajuste esse que atuará como agente terapêutico na remoção de detritos psíquicos
incrustrados na alma
- Ao mesmo tempo em que atua como recurso terapêutico, a reencarnação expressa a justiça cósmica,
na qual cada um colhe os frutos da própria semeadura no terreno do livre-arbítrio
- É preciso observar que nem todas as enfermidades de etiologia endógena resultam do passado
longínquo, pois sempre que os conflitos internos cultivados ao longo da existência física não encon-
trarem a válvula de escape adequada ou a elaboração correta, se estabelecerá a desarmonia nas cama
das sutis do ser
- Enquanto, permanecer limitada ao paradigma materialista, a ciência médica seguirá tomando o efeito pela causa, ignorando que inúmeros fatores considerados causais, na realidade constituem consequências cujas raízes se encontram nas camadas mais profundas do Espírito
5 – DOENÇAS
- Uma visão mais ampliada revelará a doença como uma desarmonia interna, nela não se expressam
unicamente a dor, a limitação e o sofrimento, mas também a experiência reeducativa e a oportunida-
de de amadurecimento
- Não se trata de fato isolado desprovido de propósito, mas de um processo por meio do qual o corpo
Físico escoa os conflitos do espírito, com o objetivo de rearmonizá-lo perante a própria consciência
- Não é alienação deprimente das faculdades mentais, mas período de sedação psicológica que permite ao indivíduo distanciar-se das alucinações internas que forjou para si mesmo
6 – REMÉDIO
- A conduta do indivíduo passa a ter peso preponderante nos mecanismos de saúde e doença e, assim
como o comportamento enfermiço provoca lesões no corpo espiritual, a ação altruísta pode atenuar, abreviar ou eliminar os fatores suscetíveis de gerar efeitos mórbidos, resultantes de ações no passado, permitindo o aprendizado sem necessidade de sofrimento
- Todo ato em sintonia com as Leis Naturais, contribuem para com o equilíbrio da saúde
- O estado de consciência gerado no clima do altruísmo faz emergir energias psíquicas adormecidas
nas camadas mais profundas do Espírito, energias essas que ativando os centros vitais, passam a
circular pelo tecido perispiritual, favorecendo a regeneração de áreas que se encontravam lesadas
pelo sentimento de culpa, cuja permanência indefinida daria margem ao surgimento de enfermidades de curta ou longa duração, nesta ou noutra existência física
- Mesmo no caso de o comprometimento físico se mostrar irreversível no plano material, a atitude
mental positiva age de forma de forma terapêutica sobre as estruturas sutis do perispírito, reconsti-
tuindo-as gradativamente para que, no futuro, permitam existências mais harmoniosas no campo da
saúde, em outras palavras, o bem realizado hoje dissolve o mal cometido ontem
- O interesse sincero pelo bem-estar alheio passa a ter caráter terapêutico e a ação solidária, no limite
do possível, converte-se em remédio para a alma
7 – EMOÇÕES
- Os estados emocionais estão longe de constituir uma abstração, sendo perfeitamente identificáveis
do ponto de vista espiritual por meio das ondas em que se expressam, cuja freqüência determina
harmonia ou desequilíbrio
- Atuando sobre o Fluído Cósmico, que é neutro, as correntes eletromagnéticas oriundas da emoção
desequilibrada acabam por transferi-lhe suas propriedades negativas, tecendo uma atmosfera
tóxica que, a exemplo de nuvens viróticas, passam a contaminar o perispírito de seu emissor, dando
margem a estados degenerativos no corpo somático
- Internamente, o caminho percorrido pela emoção destrambelhada até explodir no corpo biológico
passa necessariamente pelo corpo perispiritual. Nesse percurso, altera o tônus vibratório do campo
psicossomático, com reflexos imediatos na organização física, especialmente no hipotálamo, cuja
distonia afetará os sistemas imunológico, nervoso e endócrino, com conseqüentes alterações
metabológicas, eletroquímicas e hormonais, acentuando as predisposições do organismo para essa
ou aquela enfermidade
8 – CONTÁGIO PSÍQUICO
- Os maus pensamentos corrompem os Fluídos Espirituais, como os miasmas deletérios corrompem
o ar respirável
- Pelo simples fato de pensar, cada pessoa arremessa de si determinada carga de matéria psíquica,
cuja constituição resulta do impulso mental em contato com as moléculas da matéria primitiva, ou
Fluído Cósmico Universal, resultando dessa combinação partículas mentais cuja agitação gera ondas
de alta ou baixa frequência, dependendo do teor do pensamento
- As correntes de energia geradas nesse processo contínuo dão margem à formação de um campo
eletromagnético que passa a envolver a fonte emissora, construindo ao seu redor o que se conven-
cionou chamar de “aura”
- As emanações nascidas de mentes viciosas guardam grande potencial de plasmar detritos psíquicos
que, embora não tenham vida própria, passam a atuar como agentes deletérios sobre o seu próprio
emissor, com efeitos nefastos na fisiologia perispiritual e seus correspondentes reflexos no corpo
físico, a curto ou a longo prazo
- Do ponto de vista coletivo, as construções mentais modeladas por inteligências doentias terminam
por envolver a sociedade numa psicosfera miasmática, cuja ação virulenta determina risco de
contágio psíquico para quantos se afinem com aquele padrão vibratório ou não contém com defesas
internas capazes de situar-lhes o pensamento em faixas mais elevadas
- Como a lei de sintonia abrange os dois lados da vida, é natural que o pensamento enfermiço
também estabeleça vínculos com entidades espirituais escravas dos mesmos vícios e vítimas do
mesmo padrão vibratório, dando margem a dolorosos processos obsessivos
- Apesar do admirável progresso da medicina na identificação e tratamento das enfermidades infec-
to contagiosas, ainda não se desenvolveu um antibiótico capaz de erradicar a bactéria das idéias
viciosas, suscetível de corroer as defesas morais, pois, para os distúrbios de etiologia espiritual
somente a ação do próprio espírito, agindo de dentro para fora, será capaz de movimentar forças
novas, propiciando a devida imunidade psíquica, na terra e na Espiritualidade
9 – PSICO - IMUNIDADE
- Considerando que o ser humano não se limita à esfera física, é natural que, em sua estrutura sutil,
igualmente com elementos destinados a preserva-lhe a integridade. A diferença fundamental entre
um sistema e outro é que, no caso do corpo de carne, as ameaças quase sempre vêm de fora para
dentro, na forma de vírus e bactérias, enquanto para o Espírito as mazelas surgem predominante
de dentro para fora, por meio de conteúdos emocionais e mentais
- Se o homem comum é capaz de criar para si mesmo detritos psíquicos com ação deletéria, igualmen-
te é suscetível de plasmar partículas mentais cujo campo magnético agirá à maneira de “linfócitos”
no combate a eventuais invasores
- As emanações mentais, caracterizadas pela elevada auto-estima decorrente de impulsos altruístas,
dinamizam os centros vitais do perispírito, por meio dos quais são ativadas diversas estruturas cere-
brais, com reflexos imediatos nos sistemas nervoso, endócrino e imunológico, cujo funcionamento
resulta na produção de mensageiros químicos que, acoplando-se às células de defesa, modulam o
seu funcionamento
- Dessa interação entre mente e corpo resulta o equilíbrio imunológico
- Dependendo do seu teor, pensamentos e emoções poderão provocar ou evitar a ativação de eventuais
Genes patológicos, estabelecendo terreno propício à saúde ou à doença
- Toda ação, mental ou física, capaz de esvaziar a mente dos detritos ideoplásticos, situando-a nas
faixas do bem, favorecerá a sustentação do equilíbrio interno no enfrentamento das aflições existen-
ciais
10 - REMORSO
- Todo ato que atenda contra a consciência, ainda que em suas camadas superficiais, determinará disto-
nias psíquicas com reflexos inevitáveis no corpo perispiritual. Uma vez lesado, o perispírito passa a
abrigar as matrizes de enfermidades passíveis de se manifestar no corpo físico, seja na presente
existência em processos de somatização, seja em reencarnações futuras pela Lei de Causa e Efeito
- É natural que Espíritos fustigados pelas labaredas do remorso solicitem o retorno ao mundo em circuns-
tâncias que lhes permitam reparar os deslizes passados e sublimar os conflitos internos. Eis que voltam
então, carregando enfermidades congênitas, ao mesmo tempo em que reencontram no círculo social ou
familiar aqueles a quem vitimaram no passado
- Trata-se, na verdade, de uma terapia baseada no auto-perdão, ao qual o Espírito é chamado a analisar-se
de forma honesta e construtiva
- É possível, porém, iniciar a terapia do auto-perdão antes que o desencarne nos surpreenda em condições
de conflito interior
- O simples fato de admitir a própria culpa numa catarse bem conduzida lançará fora o tóxico do remorso, removendo possíveis detritos mórbidos impregnados na alma
11 – INDUÇÃO MÓRBIDA
- No que tange à origem das enfermidades, há aquelas que surgem do Espírito para o corpo, as que
brotam do corpo para o Espírito, e ainda as que se instalam de Espírito para Espírito
- As chamadas obsessões Espirituais, caracterizadas pela atuação contínua e nociva de um Espírito sobre
outro, respondem por larga margem de enfermidades
- Espíritos cujo campo psíquico ainda guarda as impressões somáticas de enfermidades sofridas durante a
Experiência física constituem, mesmo que involuntariamente, antenas transmissoras por meio das quais
transferem as sensações que lhes afligem o mundo interior para os encarnados suscetíveis de absorver-
lhes as emanações mentais, cujo fenômeno ocorre por um processo simples de indução psíquica, muitas
vezes independente da vontade dos agentes envolvidos
- Num primeiro momento, estas impressões limitar-se-ão ao terreno psíquico, na forma de mal-estar sem
foco definido, porém com evidente desconforto interior e com o aprofundamento da ligação, caso não
seja rompida a sintonia, as emanações mentais do emissor passarão a impregnar o perispírito do receptor, afetando-lhe os centros de força que, uma vez desestabilizados, ensejarão distonias no campo somático correspondentes aos condicionamentos psíquicos vivenciados pelo espírito desencarnado
- Embora os espíritos enfermos, em sua maior parte, não se dêem conta da indução mórbida que estão
promovendo, em processos dessa natureza não se pode descartar a ação intencional motivada por senti
mentos de vingança, que dão margem a perseguições implacáveis
- Se o perseguidor de ontem, agora no papel de perseguido, não conseguiu pela mudança de comporta-
mento alçar a mente a faixas que lhe asseguram a devida proteção, abrigará na própria consciência de
culpa as ondas que permitirão sintonia com a sua vítima de ontem, agora convertida em algoz
- Dependendo da intensidade e do tempo de atuação do processo obsessivo, perturbações que antes se
limitavam a “doenças fantasmas”, sem diagnóstico conclusivo por parte da medicina oficial, podem
evoluir para a desestabilização de células e órgãos, dando margem à instalação de enfermidades plena-
mente caracterizadas no campo físico ou agravando aquelas já instaladas por outros fatores
- Pela complexidade de que se revestem, semelhantes quadros reclamarão atuação clínica conjugada à
terapia espiritual, cabendo á medicina terrena tratar os efeitos mórbidos plasmados no corpo de carne
enquanto o paciente, por sua vez, deverá buscar a elaboração adequada de seus conteúdos mentais e
emocionais, reformulando hábitos e comportamentos, a fim de escapar à faixa que o coloca em sintonia
com as mentes enfermas
12 – AUXÍLIO ESPIRITUAL
- A ação magnética pode produzir-se pelo Fluído dos espíritos que atuam diretamente e sem intermediário sobre um encarnado, seja para curar ou acalmar um sofrimento
- Um colaborador espiritual, independente da bagagem que apresente no campo dos serviços prestados e
dos resultados alcançados, é também um companheiro em processo de amadurecimento interior
- A maior parte dos procedimentos espirituais é realizada durante o sono físico do paciente, quando este
apresenta parcial desdobramento do corpo perispiritual
- Suas intervenções espirituais ocorrem sempre no perispírito dos pacientes, uma vez que buscam atuar
sobre as matrizes sutis que dão campo ao surgimento da doença no corpo físico
- Tanto quanto estiver ao seu alcance, aliviarão dores, revitalizarão órgãos e proporcionarão a inspiração
confortadora, mas jamais ultrapassarão os limites impostos pelos processos cármicos necessários ao
amadurecimento da pessoa atendida, uma vez que a cura do Espírito tem prioridade sobre todos os
interesses imediatistas de ordem transitória
- Também os profissionais de saúde, em todos os níveis, merecerão a atenção desse ou aquele amigo
Espiritual, independentemente de crença ou tendência religiosa
13 – FLUIDOTERAPIA
- O agente propulsor é o Espírito, encarnado ou desencarnado, que infiltra num corpo deteriorado uma
parte da substância do seu envoltório fluídico
- Apoiando-se no mesmo princípio do magnetismo, a transmissão de fluídos, genericamente conhecida
como “passe”, atua diretamente sobre o corpo perispiritual, podendo tanto transfundir energias vitali-
zantes como dissolver matéria psíquica de natureza mórbida
- Por ser igualmente constituído de matéria fluídica, o perispírito é suscetível de absorver as energias que
lhes são infundidas no processo do passe, produzindo reflexos no corpo biológico, reequilibrindo-lhe as
células em condições de responder-lhe à ação
- A transmissão das energias sutis se dá por meio da vontade e do pensamento, sendo que a primeira
impulsiona e o segundo direciona
- A emanação mental, pela ação da vontade, atuará sobre o Fluído Cósmico impregnando-lhe as partículas com propriedades terapêuticas, para em seguida direcioná-las ao paciente, alcançando-lhe os centros de força situados no perispírito, cuja dinamização fará circular energias suscetíveis de produzirem respostas no corpo físico
- A emanação mental, pela ação do pensamento, os terapeutas desencarnados se utilizarão dos fluídos
fornecidos pelo cooperador encarnado, a fim de transfundir energia vital ao paciente, restabelecendo-
lhe a vitalidade tanto quanto possível
- Não raro, a fluidoterapia é igualmente realizada na espiritualidade, em condições que ainda escapam à
compreensão do homem comum
- O paciente, na condição de agente receptor, participa consciente ou inconscientemente do processo´
influindo diretamente na maior ou menor absorção dos recursos terapêuticos, mediante o estado mental
em que se apresente no momento do passe
- A mente desobstruída de detritos psíquicos assimila naturalmente as substâncias sutis, ao passo que a
mente conturbada, mesmo adornada com rótulos dessa ou daquela fé, quase sempre se apresenta
refratária à ajuda oferecida
14 – FÉ
- O Fluído pode ser dirigido sobre o mal pela vontade do curador ou atraído pelo desejo ardente, a
confiança , a fé do doente
- O enfermo ou o médico que se entregam, por exemplo, à prece sincera, estabelecem em si o campo
mental favorável à abertura para o numinoso, em cuja atmosfera recolhem a ajuda e a orientação
patrocinada por seus orientadores Espirituais
- Do ponto de vista endógeno, a fé estabelece um fluxo de energias psíquicas que, partindo do foco
emissor, repercutirá diretamente no corpo perispiritual, com seus reflexos no veículo físico
- Esta é a razão pela qual os enfermos que desenvolvem uma visão espiritualizada da vida e da morte
atravessam com menor carga de sofrimento as dores e constrangimentos impostos pela doença
- Do ponto de vista exógeno, o estado mental da fé atuará como “antena” receptora, captando de forma
mais direta e proveitosa as energias terapêuticas oferecidas pelos Espíritos, dentro dos limites que lhe
são próprios
- Simples prece nascida do âmago do ser emitirá ondas de elevada freqüência, permitindo a sintonia com
as faixas em que transitam os Espíritos amigos, o que proporcionará à pessoa a sensação de bem-estar e
encorajamento decorrente da interação fluídica com a Espiritualidade
- A maior parte das crenças religiosas estabelecidas no mundo provém da interpretação por parte desse
ou daquele grupo social em relação ao sagrado, interpretação esta que obedecerá ao grau de esclareci-
mento de cada grupo no curso de seu desenvolvimento intelecto-moral. É assim que grande parcela da
das pessoas aprende a crer como quem herda algo de seus ancestrais
- Já não ocorre o mesmo, porém, com aqueles que alicerçam sua fé na observação e no raciocínio, pois
para estes, a fé não é uma postura herdada, mas um estado psíquico decorrente da elaboração interna,
realizada com os recursos do discernimento e da razão. Os primeiros apenas crêem, ao passo que os
segundos, sabem
15 – TRANSTORNOS MENTAIS
- Pela sua união íntima com o corpo, o perispírito desempenha uma função preponderante no organismo
- Embora os transtornos mentais catalogados pela medicina da terra encontrem sua base molecular na
na desordem neuroquímica de largo espectro, suas causas nem sempre estarão limitadas aos aspectos
meramente biológicos, podendo remontar a fatores que transcendem o corpo de carne
- Enquanto não se considerar o lado espiritual da natureza humana,nem a ciência , nem a medicina
conseguirão equacionar de maneira satisfatória problemas cuja origem se encontra nas estruturas sutis
do indivíduo
- Deste ponto de vista, o estudo do perispírito, bem como a compreensão de sua estrutura e funções, passa a ter importância capital no esclarecimento de inúmeros fenômenos mórbidos
- Quando maior a agressão contra a própria consciência, mais profunda a lesão provocada na tessitura
molecular do perispírito, lesão essa que, no processo reencarnatório, afetará os órgãos que lhe são corres-
pondentes no corpo físico, provocando enfermidades congênitas
- Entre as várias causas comportamentais suscetíveis de lesar o perispírito nas regiões relacionadas às
acuidades mentais, destacam-se a viciação deliberada da inteligência para fins criminosos, a explora-
ção emocional de terceiros e o suicídio consciente provocado por lesão cerebral
- Os transtornos mentais não estarão limitados a situações ao passado espiritual do indivíduo, podendo
naturalmente advir de experiências vivenciadas no presente, tais como o estresse psicossocial, os
grandes traumas emocionais, as perdas de difícil elaboração, bem como as frustrações e decepções
resultantes dos dramas existenciais característicos da faixa evolutiva do planeta
- Caberá aos profissionais da saúde cuidar dos aspectos físicos da doença, ainda que esta tenha raízes
Espirituais, da mesma forma, o atendimento ao paciente não dispensará, quando necessário, a aborda-
gem psicoterápica mais condizente com suas necessidades
- Concomitantemente, será aconselhável propiciar ao paciente a fluidoterapia nos moldes Espíritas,
a fim de auxiliá-lo a superar as investidas de eventuais obsessores, bem como desintoxicá-lo das
emanações mentais produzidas não apenas por entidades vingativas, mas também pela sua própria
mente presa a processos neuróticos caracterizados como auto-obsessão
16 – SAÚDE E MODERNIDADE
- A filosofia do “ter” em detrimento do “ser” acarretou modos de vida que conspiram contra a saúde do
Indivíduo, pois no fundo, o progresso alcançado limitou-se a alterar a etiologia das ameaças
- Se no passado prevaleciam os agentes de ordem exógena, no presente predominam os fatores de cunho
endógeno, pois ontem era a varíola, a lepra, a peste e hoje é o estresse, a ansiedade, o medo. Em
resumo, mudaram as doenças, mas o homem continua o doente
- É possível relacionar alguns aspectos do comportamento humano suscetíveis de conduzir à
Enfermidade :
(1) Competição desmedida gerando ansiedade mórbida
(2) Medo paralisante produzindo síndromes de difícil elucidação
(3) Niilismo levando ao desencanto
(4) Hedonismo estabelecendo o tédio
(5) Doença Espiritual alimentando enfermidade física
- É que a medicina oficial se limita à atuação no campo molecular, enquanto a causa de inúmeras
doenças tem a ver com o Espírito e a postura que adota diante de si e do mundo, no uso do livre arbítrio
- Por mais que determinadas áreas do saber teimem em reduzir as ocorrências mórbidas a mero
automatismo biológico, torna-se cada vez mais difícil negar a relação direta entre o comportamento e a
saúde
- Como não há educação eficiente sem auto-conhecimento, é fácil perceber que o caminho para a cura
passa necessariamente pela iniciativa de se empreender um mergulho interior, não para julgar-se, mas
para compreender-se e, a partir da compreensão de si mesmo, estabelecer metas e escolher caminhos
capazes de conduzir ao bem-estar físico e mental
- Na busca de recursos para superação dos conflitos internos suscetíveis de se exteriorizarem na forma de
doença, é aconselhável não desprezar a abordagem espiritual, ou seja, os níveis mais profundos do ser,
constituindo-se na única maneira de compreender o sentido da vida e o propósito do viver
17 – EMOÇÕES BRUTAS
- Desprovido de conteúdos mentais capazes de imunizá-lo contra as investidas das próprias emoções
destrutivas, o homem termina por abrigá-las em si mesmo, dando margem a dolorosos e inevitáveis
processos de somatização, passando, quase sempre, a alimentar um circulo vicioso em que o recenti-
mento alimenta a raiva, sedimentando sentimentos mórbidos que repercutirão no corpo perispiritual
e, a partir deste, nas estruturas físicas
- A postura mental do perdão constitui valioso recurso terapêutico, na medida em que preserva o indivì-
duo dos efeitos danosos desencadeados pelas emoções destrutivas, não apenas o perdão para com os
eventuais adversários externos, mas também o autoperdão, na base da aceitação e compreensão para
consigo mesmo, uma vez que culpa e remorso constituem emoções tão avassaladoras quanto rancor e
raiva
- Pretender viver sem errar é iludir a si mesmo e enganar os outros, pois assumir a responsabilidade pelos
próprios tropeços é convertê-lo em lição, porém, constitui atitude sábia que fortalece o Espírito e
preserva a saúde
- Não se trata , portanto, de instituir um tribunal interno com base em premissas falsas, estabelecidas pelo
estrabismo sócio-cultural, e sim de converter-se em terapeuta de si mesmo, aceitando-se conforme a
própria realidade interior, a fim de melhorar-se pelo próprio esforço, de forma amorosa e lúcida
18 – CURA PROFUNDA
- Desencantado com o futuro, o homem moderno passou a adotar uma postura imediatista, concentrando
todas as energias na satisfação de necessidades falsas
- Do ponto de vista espiritual, porém, essa atitude gera efeitos a curto ou a longo prazo, na medida em
que as experiências vivenciadas impactam no corpo perispiritual com toda sua carga psíquica, estabe-
lecendo as matrizes da doença ou da saúde
- A retórica materialista amputou da sociedade terrena a capacidade de aprender toda a extensão de sua
natureza razão pela qual adota posturas e cristaliza conceitos incompatíveis com suas necessidades de
ordem transcendental
- Não se pode ignorar, porém, que semelhante comportamento tem raízes históricas, pois ao reprimir a
atividade científica durante o período medieval, o dogmatismo religioso represou o saber nas
comportas do obscurantismo
- Ao extrair do homem a sua natureza extrafísica, a ciência ficou limitada à esfera material, cuja
constituição é insuficiente para elucidar de forma satisfatória todas as ocorrências no campo da saúde e
da doença
- Somente através a compreensão do ser humano em toda a sua dimensão, compreendendo Espírito,
Perispírito e corpo físico, permitirá abordagens mais eficientes na elucidação e tratamento de inúmeros
quadros patológicos, oferecendo-lhe, tanto quanto possível, não apenas a terapia adequada a solução
das desordens físicas crônicas e agudas, mas também o reequilíbrio da mente e a educação dos senti-
mentos como resultante da remodelação do caráter, cujos conteúdos geram efeitos diretos nos planos
mais sutis da constituição humana
- Recorrer ao médico e consultar a própria consciêncis, seguir dietas alimentares e selecionar estados
mentais, submeter-se a medicações e apresentar-se às atividades altruístas, superar vícios e desapegar-
se de emoções destrutivas, combater a doença e vivenciar o amor, na certeza de que, se as terapias
convencionais eliminam temporariamente os efeitos no corpo de carne, somente a mudança de postura
é capaz de promover a cura profunda, de forma definitiva, no campo do Espírito
Nenhum comentário:
Postar um comentário